sábado, 23 de agosto de 2014

70 anos de Leminski: comemore com toda poesia

Confira a conversa com o poeta e jornalista Ademir Assunção para entender a trajetória de Leminski

Se estivesse vivo, Paulo Leminski faria 70 anos de idade hoje. Para celebrar a data, compartilho um dos áudios mais saborosos que já produzi para o NET Educação.

Clique aqui para ouvir.
“moinho de versos
movido a vento
em noites de boemia
vai vir o dia
quanto tudo o que eu diga
seja poesia”
(Moinho de Versos - Leminski)

O livro “Paulo Leminski – Toda Poesia” reúne 600 textos do escritor curitibano. O lançamento da Companhia das Letras teve “gestação” de 9 meses. Este foi o tempo em que os familiares do poeta se dedicaram à organização dos textos. Para entender a trajetória de Leminski, que foi encerrada prematuramente em 1989, quando ele tinha apenas 44 anos de idade, conversamos com o poeta e jornalista Ademir Assunção.
Os laços de amizade entre ele e Leminski começam a ser estreitados ainda quando Assunção trabalhava como jornalista da Folha de Londrina, em 1986. Um ano depois, já como integrante da equipe do Caderno 2 do Estadão, Assunção passa a conviver intensamente com o curitibano, que também passaria a morar em São Paulo, após conduzir o curso Poesia em Cinco Noites, na FAAP, e ser convidado para fazer parte da equipe do Jornal de Vanguarda, da TV Bandeirantes.
De acordo com o entrevistado, ao contrário do que alguns dizem, o poeta faixa-preta de judô foi reconhecido em vida. “Caprichos e Relaxos”, primeiro livro do autor publicado por uma grande editora - a Brasiliense -, em 1983, alcança grande repercussão. Além disso, tinha parcerias com grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Moraes Moreira e Pepeu Gomes(Decote Pronunciado e Promessas Demais) e Guilherme Arantes (Xixi nas Estrelas).
A propósito, durante a conversa com Assunção, que destaca a multiplicidade da obra do poeta curitibano, você ouve trechos de músicas que têm a coautoria de Leminski. São elas, por ordem de entrada:
  • Vai Vir o Dia, com Reynaldo Bessa;
  • Coração de Vidro, com Ricardo Graça Mello (Guilherme Arantes e Paulo Leminski);
  • Subir Mais, com José Miguel Wisnik;
  • Reza, com Miriam Maria (Zeca Baleiro e Paulo Leminski).

Veja Ademir Assunção comentando e lendo Leminski.

Links: 
- Mais de Leminski por Ademir Assunção pode ser acompanhado aqui;

- Assista ao especial sobre o poeta no jornalístico Meu Paraná: http://www.youtube.com/watch?v=p6TG_apAS6I (parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário