quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Peças Raras nos 90 anos de rádio no Brasil


A partir de 1919 começa a chamada “Era do Rádio”. O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguida por um engenheiro da Westinghouse, em 1920, nos Estados Unidos. 

No Brasil, o rádio não demorou a chegar. A primeira experiência aconteceu em 7 de Setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência, na então capital federal Rio de Janeiro. “Muito pouca gente se interessou pelas demonstrações”, atesta Roquette Pinto, que, diferentemente da maioria, logo se encantou com a novidade. O desinteresse se deveu à falta de qualidade do som emitido por dois transmissores norte-americanos, especialmente importados para o evento. Apesar das falhas, Roquette Pinto percebeu o potencial do meio de comunicação e, em virtude de seus empenhos pessoais, ficou conhecido como o pai do rádio no Brasil.

Desta data até hoje, muitos capítulos foram escritos nessa história. A seguir, uma série especial que produzi para o site de apoio ao livro "História do Rádio no Brasil", organizado por Magaly Prado. Clique nos links abaixo e ouça os episódios:


Episódio I - Roquette-Pinto: pai do rádio no Brasil
Dois áudios com relatos de Roquette-Pinto explicam como foi a primeira transmissão em 7 de setembro de 22 e de que forma o Brasil passou a ter a primeira emissora de rádio em 23.


Marcha de carnaval As 5 Estações do Ano, de 1933. Interpretada por Lamartine Babo (autor da música), Almirante, Carmem Miranda e Mário Reis, aborda com bom humor as emissoras Educadora Paulista, Philips, Sociedade do Rio de Janeiro, Club do Brasil e Mayrink Veiga. Permite que se tenha um panorama do rádio no momento em que a publicidade já fazia parte da história de evolução e popularização desse meio de comunicação.


O programa Balança, mas não cai e o sucesso de Paulo Gracindo e Brandão Filho nos papéis de Primo Rico e Primo Pobre.


O Concurso Rainhas do Rádio foi a ponta de lança de grandes sucessos carnavalescos nos anos 1940 e 1950. Conheça algumas das majestades do rádio em sua época de ouro.


Walter Silva e o Pick-up do Pica Pau


O Esquema Plenimúsica/Factorama: Depoimento exclusivo de Darcio Arruda sobre a retomada do rádio e a importância das Emissoras Associadas.


Entrevista com Eli Corrêa


Especial sobre o tradicional radiojornalístico da Bandeirantes que acorda São Paulo há mais de 4 décadas.

Episódio IX - Cidade, Cidaaaadeeee...
As rádios FM nos anos 80, a partir do padrão criado pelo Sistema JB com a Rádio Cidade.

A CBN entra no ar e traz uma nova fase, a transposição do conteúdo de AM para a FM

 Entrevista com Zé Paulo de Glória e Lélio Teixeira: a história do Na Geral

Extra: 
Anos 80- Hélio Ribeiro, Frank Sinatra e publicidade no rádio
Em 1980, Frank Sinatra se apresenta no Maracanã, no Rio de Janeiro. A DPZ, agência responsável pela conta do Banco Itaú à época, cria um anúncio de oportunidade. Para ser veiculado em São Paulo, o spot apresenta Jorge Helau imitando Hélio Ribeiro e uma voz parecida com a de Sinatra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário