quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EstadãoESPN no Dia do Rádio: Cinco Vozes

foto extraída do site da EstadãoESPN
Por algum motivo, o áudio do site da EstadãoESPN só contém o primeiro bloco do programa especial que durou cerca de 1 hora e 15 minutos. Em função disso, abaixo você confere a edição na íntegra.

(se o player não abrir ou quiser baixar o áudio, clique aqui)
Haisem Abaki é o mediador do bate-papo que reuniu alguns dos principais nomes do radiojornalismo brasileiro: José Paulo de Andrade (Rádio Bandeirantes), Heródoto Barbeiro (ex-CBN), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN).



 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rádio ou Emoção Futebol Clube

Mauro Beting tem um dos textos mais primorosos e emocionantes da crônica esportiva atual. É dele a homenagem ao time do coração, o Palmeiras, divulgada em primeira mão no Terceiro Tempo, da Rádio Bandeirantes.

Confira aqui o áudio que emociona muitos torcedores, mas principalmente os palmeirenses.
A narração é do ator Cassiano Ricardo.


Copa do Mundo é com a Bandeirantes. O grupo aproveita o Dia do Rádio para apresentar o tema da emissora para a seleção brasileira na Copa 2014. É uma reedição da música composta por Marcos e Paulo Sérgio Valle, gravada pelo Golden Boys: Sou Tricampeão.

















Clique aqui para ouvir o especial com a história do Tema.

A História do rádio no Brasil - Globo Repórter - 1983

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia do Rádio na EstadãoESPN: Cinco Vozes e Milhares de Ouvidos

A Rádio EstadãoESPN comemora o dia do rádio, nesta terça, 25 de setembro, com uma grande iniciativa.

Ouça a chamada do programa especial.

Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

Com apresentação de Haisem Abaki, o programa Metrópole, que tem início às 10 da manhã, reúne algumas das principais vozes do radiojornalismo paulistano e brasileiro: José Paulo de Andrade (Bandeirantes), Heródoto Barbeiro (TV Record News), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN). Segundo Haisem, o especial de uma hora e meia de duração traz muita história sobre este meio de comunicação e a paixão em comum desses profissionais por ele.

A homenagem ao Dia do Rádio da EstadãoESPN lembra a campanha publicitária do início de 2010 do banco Santander. Com o tema "vamos fazer juntos", naquela ocasião também foram reunidos âncoras de emissoras jornalísticas. Lembre aqui.

Radialistas concorrentes juntos em campanha do Santander/ Real - 2010:
Salomão Ésper (Bandeirantes), Joseval Peixoto (Jovem Pan) ,
Eduardo Barão (Bandnews) e Caio Camargo (Eldorado, atual EstadãoESPN)

OUÇA MAIS:
- Reportagem da EstadãoESPN com Marcelo Abud, em comemoração aos 90 anos de rádio no Brasil;

- Acompanhe a série de áudios que produzi sobre os 90 anos de rádio no Brasil para o site do livro História do Rádio no Brasil;


Relembre no player acima a chamada e, em seguida, o pool que reuniu Caio Camargo (Eldorado), Joseval Peixoto (Jovem Pan), Salomão Ésper (Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews).

ATUALIZAÇÃO
Veja o vídeo dos bastidores do encontro da EstadãoESPN no site do Estadão



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Peças Raras no NET Educação: o rádio na escola


Desde junho de 2011, a Peças Raras atende à demanda da criação de podcasts do Portal NET Educação. Atualmente, são publicados três áudios por mês. No Informe NET Educação, a proposta é apresentar o contraponto da notícia: um tema que está em pauta na grande mídia é visto de uma maneira diferente e original. O Dossiê dá voz a especialistas em temas importantes para serem tratados em sala de aula. Livro Aberto apresenta a vida e obra de importantes nomes da literatura em Língua Portuguesa. O canal de podcast conta ainda com outras produções radiofônicas de qualidade, como o projeto Aldeias Sonoras.

Ouça aqui o Informe NET Educação deste mês de setembro.

Em função das comemorações da primeira transmissão de rádio, há 90 anos, o tema é o rádio na educação. Para abordar o uso pedagógico do meio em sala de aula, ouvimos o formador do programa Nas Ondas do Rádio, prof. Marciel Consani, e a professora de Educação para as Mídias, do Colégio Pueri Domus, Graciete Ram.

-


 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Interferência: Osvaldo Moles e o humor da década de 1950

O quadro Interferência, levado ao ar todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, relembra Osvaldo Moles e o programa de estreia dele na emissora, em 1951: Ritornello da Rua Paula Souza. Ouça no player abaixo a reconstituição com os apresentadores-radioatores Marcelo Duarte e Silvânia Alves e as participações do jornalista Bruno Micheletti e do radialista Odayr Baptista.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Sobre Osvaldo Moles
É difícil encontrar alguém que não conheça Adoniran Barbosa e seu estilo característico de humor ítalo-paulistano na música. O que nem todo mundo sabe é que atrás do grande sambista há um grande redator. 

Osvaldo Moles divide com o poeta do povo a autoria de alguns de seus maiores sucessos.

A dupla também é responsável por momentos marcantes do humor radiofônico. O auge dessa parceria está em Histórias das Malocas, que fica no ar entre 1955 e 1965, pela Rádio Record. Nele, Adoniran interpreta o personagem Charutinho.

As histórias de Moles e da Rádio Bandeirantes encontram um ponto em comum em 1951. A chegada do criativo redator contribui para transformar a emissora na mais popular emissora paulista.

Ouça mais Interferência nesse blog.





sábado, 8 de setembro de 2012

Na Geral: show de rádio no pós-jogo da seleção brasileira


Quem gosta de futebol e teve o privilégio de acompanhar o Show de Rádio de Estevan Sangirardi, sobretudo na fase em que o programa era transmitido pela Jovem Pan, não esquece o estrondoso eco que o humorístico causava nas saídas dos estádios. Ao apresentar personagens ligados aos principais times e fazer uma sátira do jogo que acabara de acontecer, o "show" era acompanhado por milhares de torcedores que deixavam os estádios, independentemente se - em campo - os jogadores tivessem garantido a vitória.

No dia em que o rádio completou 90 anos da primeira transmissão em nosso país, quem acompanhou o jogo da seleção brasileira pela Rádio Bandeirantes teve uma grata surpresa. Ao término da partida, o Na Geral entrou na área e reuniu as imitações de Beto Hora à inteligência e conteúdo de Mauro Beting. O resultado é dos mais hilários. Diferentemente do antigo Show de Rádio, em que tudo era roteirizado, aqui o improviso fala mais alto. Acompanhe no player abaixo os melhores momentos desta transmissão, na reprise levada ao ar durante o Bandeirantes a Caminho do Sol.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Em destaque, o descontrole de Mauro Beting, que não consegue segurar sua tradicional risada durante o Terceiro Vento, oferecido pelo Sapato Rapariga e por Cheiraomingau. Tem ainda as análises de Luxemburgo e de Murici sobre os rumos da nossa seleção.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Peças Raras nos 90 anos de rádio no Brasil


A partir de 1919 começa a chamada “Era do Rádio”. O microfone surge através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, conseguida por um engenheiro da Westinghouse, em 1920, nos Estados Unidos. 

No Brasil, o rádio não demorou a chegar. A primeira experiência aconteceu em 7 de Setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência, na então capital federal Rio de Janeiro. “Muito pouca gente se interessou pelas demonstrações”, atesta Roquette Pinto, que, diferentemente da maioria, logo se encantou com a novidade. O desinteresse se deveu à falta de qualidade do som emitido por dois transmissores norte-americanos, especialmente importados para o evento. Apesar das falhas, Roquette Pinto percebeu o potencial do meio de comunicação e, em virtude de seus empenhos pessoais, ficou conhecido como o pai do rádio no Brasil.

Desta data até hoje, muitos capítulos foram escritos nessa história. A seguir, uma série especial que produzi para o site de apoio ao livro "História do Rádio no Brasil", organizado por Magaly Prado. Clique nos links abaixo e ouça os episódios:


Episódio I - Roquette-Pinto: pai do rádio no Brasil
Dois áudios com relatos de Roquette-Pinto explicam como foi a primeira transmissão em 7 de setembro de 22 e de que forma o Brasil passou a ter a primeira emissora de rádio em 23.


Marcha de carnaval As 5 Estações do Ano, de 1933. Interpretada por Lamartine Babo (autor da música), Almirante, Carmem Miranda e Mário Reis, aborda com bom humor as emissoras Educadora Paulista, Philips, Sociedade do Rio de Janeiro, Club do Brasil e Mayrink Veiga. Permite que se tenha um panorama do rádio no momento em que a publicidade já fazia parte da história de evolução e popularização desse meio de comunicação.


O programa Balança, mas não cai e o sucesso de Paulo Gracindo e Brandão Filho nos papéis de Primo Rico e Primo Pobre.


O Concurso Rainhas do Rádio foi a ponta de lança de grandes sucessos carnavalescos nos anos 1940 e 1950. Conheça algumas das majestades do rádio em sua época de ouro.


Walter Silva e o Pick-up do Pica Pau


O Esquema Plenimúsica/Factorama: Depoimento exclusivo de Darcio Arruda sobre a retomada do rádio e a importância das Emissoras Associadas.


Entrevista com Eli Corrêa


Especial sobre o tradicional radiojornalístico da Bandeirantes que acorda São Paulo há mais de 4 décadas.

Episódio IX - Cidade, Cidaaaadeeee...
As rádios FM nos anos 80, a partir do padrão criado pelo Sistema JB com a Rádio Cidade.

A CBN entra no ar e traz uma nova fase, a transposição do conteúdo de AM para a FM

 Entrevista com Zé Paulo de Glória e Lélio Teixeira: a história do Na Geral

Extra: 
Anos 80- Hélio Ribeiro, Frank Sinatra e publicidade no rádio
Em 1980, Frank Sinatra se apresenta no Maracanã, no Rio de Janeiro. A DPZ, agência responsável pela conta do Banco Itaú à época, cria um anúncio de oportunidade. Para ser veiculado em São Paulo, o spot apresenta Jorge Helau imitando Hélio Ribeiro e uma voz parecida com a de Sinatra. 


EstadãoESPN: Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 90 anos nesta sexta

Meio de comunicação foi criado no fim do século XIX e há controvérsias sobre o verdadeiro inventor. Relembre momentos dessa história na reportagem de Camila Tuchlinski.
(do site EstadãoESPN)

Ouça aqui a reportagem. Eu também estou nesta história, com muito orgulho, com muito amor.





sábado, 1 de setembro de 2012

José Silvério e Ulisses Costa autografam livro sobre conquista do Corinthians na Libertadores


Neste sábado, dia 1º de setembro, a livraria Nobel do Shopping Tatuapé vai ser palco de mais um lançamento do livro alusivo à conquista do Corinthians na Libertadores da América. De lá, o "craque" Neto comanda o Concentração, programa da Rádio Bandeirantes, a partir das 15 h.


Corinthians Todo Poderoso Campeão da Libertadores 2012 é um audiolivro. Nele, o torcedor encontra toda a campanha do clube, em fotos e texto; um CD com todos os gols da jornada, além da final na íntegra, com transmissão de José Silvério.

Durante a transmissão do Concentração, todos que forem à livraria podem adquirir o livro e garantir os autógrafos do "pai do gol" e também de Ulisses Costa, que emprestaram as vozes para narrar cada lance da conquista do Timão.



Confira no player a reportagem levada ao ar em 23 de julho no Pulo do Gato, sobre o lançamento feito na Livraria Martins Fontes, da Av. Paulista.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Serviço: 
Shopping Metrô Tatuapé
Rua Melo Freire, s/nº, junto à Estação Tatuapé do Metrô.