segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ONU comemora hoje o Dia Mundial do Rádio


A atriz Madeleine Carroll em gravação na Rádio ONU em 1954

13/02/2012 – Via Tudo Rádio

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, (Unesco), está comemorando neste 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946. Para celebrar o Dia, a Rádio ONU produziu vários programas especiais recordando os 66 anos de história.

Entre os programas que a emissora vai exibir, está uma gravação, de 1954, em que a atriz de Hollywood, Audrey Hepburn, e embaixadora da Boa Vontade do Unicef, fala sobre a luta de crianças carentes ao redor do mundo.

Além da atriz Audrey Hepburn, também participaram do programa, gravado nos estúdios da Rádio ONU, em Nova York, os atores Kirk Douglas, Deborah Kerr e Bing Crosby. Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio.

A Rádio ONU divulgou ainda que uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009. Apesar dos canais de mídia social e disseminação da TV por internet, o rádio continua crescendo em penetração e importância. No leste da África, por exemplo, o número de rádios comunitárias que transmitem nas línguas locais está aumentando.

A Rádio ONU transmite programas e noticiários, diariamente, nas seis línguas oficiais da organização mais português e suaíle. Programas em mais cinco idiomas, incluindo hindi, urdu e indonésio são apresentados semanalmente.


Clique aqui e ouça uma reportagem especial sobre o primeiro Dia Mundial do Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário